sexta-feira, 19 de agosto de 2011

32- MEU COMPUTADOR AGORA É UM IPAD. MEU LABTOP VIROU MÁQUINA DE ESCREVER.

Acredite: um tablet não é um computador sem teclado. É um outro bicho, muito mais evoluído. Uma tela na mão, fácil de usar e carregar para todo lado, e que lê, brincando, tudo que você nem sabia que queria ler. A qualquer hora, em qualquer lugar.

Você lia um jornal todo dia, que comprava na banca da esquina. Com o iPad isso não basta: leio todo dia a FOLHA e o ESTADÃO, se tiver tempo ainda folheio o 247, O GLOBO (principalmente o blog do Noblat), e dou uma passada de olhos no NEW YORK TIMES.

Acho que essa mudança de hábito na leitura de jornais exemplifica muito bem a mudança que os tablets fazem na nossa relação com a tecnologia. É o querer mais, buscar mais, se informar mais. Porque é fácil, rápido, está tudo ali ao alcance de um simples gesto do dedo. E você precisa se controlar para não ficar lendo 20 coisas, uma atrás da outra – como faz nos primeiros dias com o tablet na mão.

(E não estou nem falando dos emails, das redes sociais, dos livros, das fotos com ótima qualidade, dos filmes com imagem fantástica, dos gadgets, dos joguinhos, dos milhares de apps que ficam provocando você todo dia.)

É por isso que as vendas de desktops e notebooks caíram 20% na Europa, no ano passado: os consumidores têm preferido comprar tablets, como o iPad. Os mais atingidos, (segundo pesquisa da Gartner divulgada nesta quarta, 11/08) foram os netbooks (aqueles notebooks pequenos e baratos para viagem) que cairam 53% em relação ao mesmo período do ano passado. A venda de PCs caiu 15,4%.

Uma analista da Gartner disse: “A maioria dos consumidores está contendo gastos em PCs, estendendo os ciclos de vida dos computadores que já têm e comprando outros aparelhos”. Para a empresa, os tablets são responsáveis pela maior parte das vendas – a Apple com 75% do mercado e os aparelhos Android com 20%.

Não deve ser diferente em outros países. Os tablets vieram para mudar o mercado e melhorar a nossa forma de nos relacionarmos com esse mundo digital. Como os europeus da pesquisa, mantenho meu velho labtop (3 anos e meio de uso) em ação – e ele dá conta do recado, já que virou uma máquina de escrever digital, fazendo uma das poucas coisas que ainda ficou mais agradável fazer com ele: escrever textos mais longos.

Se você está pensando em trocar seu labtop ou desktop, pense nessa alternativa. Mantenha seu amigo velho de guerra e se aventure no mundo dos tablets. Aqui tudo é novo, tudo é novidade. E vai ficar melhor ainda.


3 comentários:

  1. Um testemunho bem esclarecedor, Raul...;-) Dizer que o teu note virou maquina de escrever é de um atrevimento que me deu um arrepio aqui. Entonces que es asi ahora? De novo, again? Uiui, tudo tao rapido, tio raul! Que seculo, meu deus, que seculo! bj

    ResponderExcluir
  2. Entra nessa, Graça, não podemos perder o bonde. O iPad é um salto tecnológico, muda nossa relação com a tecnologia. E apressa uma série de mudanças que começaram a acontecer. Quando percebi isso, 1 ano atrás, comecei a escrever este blog. Raul

    ResponderExcluir
  3. eu queria poder ter um ipad maiis vou esperar chegar o 3 .

    ResponderExcluir