domingo, 1 de abril de 2012

39- ASSISTA A TV GLOBO. AGORA NA INTERNET.


Sinal dos tempos: a TV Globo anunciou que está trabalhando firme para ter um canal, também, na internet. Como o Google TV, o You Tube TV,  e todos os outros que já entraram ou estão entrando nessa onda. Logo logo você vai ter centenas de canais de TV assim na internet, mas direto na sua TV. Com uma grande diferença: você assiste o que quiser, na hora que quiser.

Não faz mais sentido a gente esperar o horário estabelecido por uma TV aberta ou fechada (por assinatura) para assistir um filme, uma série, ou até uma novela. Tudo que já está gravado pode e deve ser assistido na hora que você escolher. Isto é novo, é moderno, é a nova tecnologia, é a nova TV. Que já está acontecendo.

Basta ter um aparelho de TV novo, desses já conectados na internet. Ou uma Apple TV (uma espécie de streamilizador, acabei de inventar), ou um Xbox (game da Micrsoft), que jogam imagens destes canais direto na sua TV.



Filmes já estão disponíveis em vários canais grátis – como You Tube (é, também tem longas no you tube). E os que não estão ali, geralmente os mais novos, estão em canais pay per view como Netflix (R$ 15,00 por mês para assistir quantos filmes quiser) ou iTunes da Apple e Now da NET  (onde estão os lançamentos, ainda mais novos, e você paga por filme que aluga). Você assiste na hora que quiser (com bela qualidade de imagem) e não na hora que a Globo mandar.

E o que vai sobrar com hora marcada? Telejornais, esportes, shows, eventos. Assistir as coisas ao vivo, na hora que acontecem. Vale até guerra ao vivo, como aconteceu no Iraque, que a gente assistia os tiros cortando a noite na nossa TV.

Isso vai afetar bastante o modelo de negócio das TVs abertas, é claro. Mas ainda vai demorar um tempão para acontecer para valer. Os novos canais na internet estão chegando, estão disputando conteúdos, vão bancar e produzir novos conteúdos, um belo novo mercado para quem trabalha com produção audiovisual.

Aí, quando eles tiverem conteúdos para competir, vão atingir primeiro as classes mais altas, com estes aparelhos mais caros, alguns bons anos para chegar à massificação. Quer dizer, a Globo ainda vai reinar muitos anos. E, se for competente, pode reinar também na internet. Bom conteúdo ela tem bastante.

É um bom momento para a gente ler O Livro do Boni, que conta a vida do cara muito competente que inventou a TV como ela é hoje. E que logo logo vai acabar.



Eu era jornalista, escrevia também sobre TV, quando o Boni começou a dirigir a Globo. Lembro que fui fazer uma entrevista com ele na Globo São Paulo, ali na rua das Palmeiras, para o Jornal da Tarde –que era o grande jornal da época, filhote do Estadão.

Para mudar mais rápido a cabeça das pessoas que trabalhavam na nova Globo, ele entrava na sala delas e escrevia na parede com pincel atômico, bem no estilo da Revolução Cultural: VOCÊ TEM NA MÃO O VEÍCULO MAIS FORTE QUE EXISTE. USE-O. E ai de quem apagasse o que estava escrito nas paredes. Boni era o Mao da nossa TV.

Ele é um grande profissional. Levou a TV Globo ao primeiro lugar de audiência sem mudar muito os programas, só implantando uma nova forma de divulgar sua própria programação, como acontece até hoje – criou as chamadas, o plim plim, etc.

Defensor da máxima TV É HÁBITO, criou a famosa grade da TV Globo de hoje: novela, Jornal Nacional, novela. Dizia que a novela era a forma mais barata de amarrar a audiência todo dia. E criar o hábito de sintonizar todo dia o mesmo canal. Criou uma grade de programação baseada em novelas e desbancou as outras TVs –com programações baseadas em shows e musicais. Criou o padrão Globo de qualidade.

O Boni, que é um cara muito inteligente, também deve concordar comigo. Não tem mais sentido TV com hora marcada. Não com as tecnologias que temos hoje à disposição. Muito menos com as tecnologias que vão chegar amanhã, que podem mudar tudo isso que está acontecendo hoje.

3 comentários:

  1. You won't be able to spot a shark until it's too late.
    5 stars) is neither very funny nor very scary, but showcases Melvyn Douglas, Charles Laughton,
    Raymond Massey, and Gloria Stuart seeking shelter from a storm and
    having to deal with Boris Karloff, et al. It's also insightful,
    and it effectively covers a wide range of topics in the space of just over 100 minutes.



    Take a look at my page - hungry shark evolution cheats

    ResponderExcluir
  2. I do agree with all of the ideas you've presented for your post.

    They are very convincing and will definitely work. Still, the posts are too quick for starters.
    May you please prolong them a little from next time? Thank you for the post.



    Here is my weblog - transcription rate

    ResponderExcluir
  3. We are a group of volunteers and starting a new scheme in our
    community. Your website provided us with valuable information to work on.
    You have done a formidable job and our whole community will be thankful to you.


    my webpage - medical transcription company ()

    ResponderExcluir