quarta-feira, 26 de outubro de 2011

35- COM O IPAD NA MÃO, VOLTAMOS TODOS A SER BEBÊS.


Vá até o youtube e digite “iPad com bebês”. Aparecem centenas de vídeos com pequenos seres humanos que nem sabem falar,  mas já sabem pilotar um iPad que nem gente grande. Alguns, como dizem os vídeos, na frente de um iPad pela primeira vez.
É uma Impressionante sequência de provas engraçadíssimas de como a tecnologia do toque é instintiva e de fácil aprendizado. E fica claro para qualquer pessoa porque os tablets estão tomando conta do mundo. E tomando o lugar dos computadores.
Colei aqui embaixo dois exemplos bem engraçados. O primeiro é de um bebê que folheia uma revista num iPad. E se diverte com as mudanças de imagens. Depois colocam uma revista de papel na frente dele. E ele tenta, com os dedinhos, virar as páginas, ampliar as imagens. E fica decepcionado porque aquela coisa não funciona.


O segundo é mais sério, no sentido de que pretende ser mais científico. Um francês fazendo experiências com um bebê interagindo com o iPad. Mas também vale a pena ver como eles vão pegando rapidamente, na base de tentativa e erro, o jeito de como fazer aquela coisa funcionar e dar prazer – visual e auditivo. Uma grande diversão.


Olhar estes vídeos pode ser um bom aprendizado para os profissionais de editoras de revistas e jornais, livros, criadores de apps para tablets e outros envolvidos no desenvolvimento de peças para estas novas tecnologias. E que insistem em criar soluções complicadas – o que deve acontecer por causa de suas cabeças de engenheiros.
Pensem assim: com um tablet na mão, voltamos todos a ser bebês. E aí vão surgir as melhores soluções, cada vez mais simples. Que combinam com essa tecnologia que é, por princípio, intuitiva. Você vai tocando e as coisas vão acontecendo, num fluir bem fácil e natural. Se não acontece assim, alguma coisa está errada.

Tudo que envolve os negócios nos tablets tem que ser simples. E de acordo com os princípios da nova tecnologia. Mas, o mais comum, é trazerem para cá os vícios da tecnologia antiga, com soluções que serviam para a dimensão anterior. Isto é, continuamos a ser muito adultos e racionais, tentando fazer coisas que achamos inteligentes. E não aceitando a coisa simples, natural e intuitiva dos bebês. Ainda temos muito que aprender com eles, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário