quarta-feira, 26 de outubro de 2011

35- COM O IPAD NA MÃO, VOLTAMOS TODOS A SER BEBÊS.


Vá até o youtube e digite “iPad com bebês”. Aparecem centenas de vídeos com pequenos seres humanos que nem sabem falar,  mas já sabem pilotar um iPad que nem gente grande. Alguns, como dizem os vídeos, na frente de um iPad pela primeira vez.
É uma Impressionante sequência de provas engraçadíssimas de como a tecnologia do toque é instintiva e de fácil aprendizado. E fica claro para qualquer pessoa porque os tablets estão tomando conta do mundo. E tomando o lugar dos computadores.
Colei aqui embaixo dois exemplos bem engraçados. O primeiro é de um bebê que folheia uma revista num iPad. E se diverte com as mudanças de imagens. Depois colocam uma revista de papel na frente dele. E ele tenta, com os dedinhos, virar as páginas, ampliar as imagens. E fica decepcionado porque aquela coisa não funciona.


O segundo é mais sério, no sentido de que pretende ser mais científico. Um francês fazendo experiências com um bebê interagindo com o iPad. Mas também vale a pena ver como eles vão pegando rapidamente, na base de tentativa e erro, o jeito de como fazer aquela coisa funcionar e dar prazer – visual e auditivo. Uma grande diversão.


Olhar estes vídeos pode ser um bom aprendizado para os profissionais de editoras de revistas e jornais, livros, criadores de apps para tablets e outros envolvidos no desenvolvimento de peças para estas novas tecnologias. E que insistem em criar soluções complicadas – o que deve acontecer por causa de suas cabeças de engenheiros.
Pensem assim: com um tablet na mão, voltamos todos a ser bebês. E aí vão surgir as melhores soluções, cada vez mais simples. Que combinam com essa tecnologia que é, por princípio, intuitiva. Você vai tocando e as coisas vão acontecendo, num fluir bem fácil e natural. Se não acontece assim, alguma coisa está errada.

Tudo que envolve os negócios nos tablets tem que ser simples. E de acordo com os princípios da nova tecnologia. Mas, o mais comum, é trazerem para cá os vícios da tecnologia antiga, com soluções que serviam para a dimensão anterior. Isto é, continuamos a ser muito adultos e racionais, tentando fazer coisas que achamos inteligentes. E não aceitando a coisa simples, natural e intuitiva dos bebês. Ainda temos muito que aprender com eles, não é?

sábado, 8 de outubro de 2011

34- THINK DIFFERENT: COM A PALAVRA, STEVE JOBS.


Este blog tem muito a ver com esse cara.  Afinal, todo dia a gente discute aqui conceitos de produtos que sairam da cabeça dele. E que estão mudando o mundo, mudando nossa vida, mudando o  formato dos negócios, mudando a nossa relação com a tecnologia.

Mesmo que a equipe da Apple não mantenha o mesmo pique, não tem mais volta. O século 21 está sendo diferente por causa das coisas que eles criaram. Ou reinventaram. Em cima de alguns conceitos básicos que todo mundo devia seguir.

Como a simplicidade, ligada à acessibilidade – que faz coisas que até uma criança sabe pilotar, instintivamente. O perfeccionismo com forma e conteúdo – tudo muito bonito e elegante, por dentro e por fora, tudo funcionando direitinho. O que faz a gente redefinir que tecnologia boa é a tecnologia que todo mundo gosta e pode usar.

Ainda misturaram hardware e software com conteúdo e canais de distribuição. E revolucionaram os negócios de produção/venda/distribuição de música, livros, filmes, jornais, revistas, educação, e por aí vai. E esta revolução está só começando. Todo dia afeta uma nova atividade que parecia definitiva.

Por tudo isso, não poderia deixar de falar do Steve Jobs aqui, apesar das milhares de homenagens pelo mundo afora. Resolvi selecionar algumas das frases, que foram distribuídas por jornais e revistas. Que podem incentivar mais gente a ser como ele:

- Não há motivo para não se seguir o coração… Nunca deixe de ter fome. Nunca deixe de ser insensato.
- Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não se deixe aprisionar pelo dogma – que é viver segundo os resultados dos pensamentos de outras pessoas. Não deixe o barulho da opinião dos outros sufocar sua própria voz interior.
- Lembrar que você vai morrer é a melhor maneira que eu conheço de evitar a armadilha de achar que você tem algo a perder.
- Você não pode ligar os pontos olhando para a frente, você só pode fazer isso olhando para trás. Então você tem que confiar que os pontos irão se conectar de alguma forma no futuro. Você tem que confiar em algo – seu instinto, destino, vida, karma, seja o que for. Esse modo de encarar as coisas nunca me deixou na mão e fez toda a diferença na minha vida.

Na maioria dos vocabulários das pessoas, design significa superfície. É decoração de interiores. É o tecido da cortina e do sofá. Mas, para mim, nada pode estar mais distante do significado de design. Design é a alma fundamental de uma criação humana que acaba se expressando em sucessivas camadas externas do produto ou do serviço.
- Simples pode ser mais difícil que complexo. Você tem que trabalhar muito para chegar a um pensamento claro e fazer o simples.
- É mais divertido ser um pirata do que se juntar à Marinha.
- Picasso dizia que ‘bons artistas copiam e grandes artistas roubam’. E eu nunca tive vergonha de roubar grandes idéias. Acho que parte do que fez a Macintosh grande foi que as pessoas trabalhando aqui eram músicos e poetas e artistas e zoólogos e historiadores, que por acaso eram também os melhores cientistas de computação do mundo.
- A morte é, provavelmente, a melhor invenção da vida. É o agente de mudança da vida. Tira o velho do caminho para dar lugar para o novo.

Então, Steve, que venha o novo.