domingo, 10 de abril de 2011

23- VOCÊ JÁ CONHECE A SILICON ART?

A gente já viu arte digital nas mais variadas formas. Artistas que usam as possibilidades da tecnologia para fazer arte. Para fazer coisas que sem a tecnologia não seriam possíveis. Ou até mesmo usam o computador ou o iPad para repetir o  ritual da arte tradicional –pintando quadros do mesmo jeito que fazem no mundo real: uma tela no fundo e tinta em cima.

Mas eu não tinha ouvido falar em arte escondida nas peças dos computadores. Pois uma empresa chamada Chipworks, que examina chips, aquelas peças pequeninas dentro dos computadores, descobriu desenhos escondidos ali –coisa que só se consegue ver com microscópios que aumentam a imagem de 200 a 500 vezes.

São desenhos simples, que lembram grafites de rua –já que eles têm uma superfície bem pequenina mesmo para se expressar. Assim mesmo, estes engenheiros que trabalharam naqueles chips encontraram esta forma de personalizar as peças que criaram ou desenvolveram, gravando ali uma espécie de assinatura. Lembra aquelas assinaturas dos grafiteiros, não é?

Reproduzo abaixo algumas amostras deste novo tipo de arte recém descoberta. Quem quiser saber mais, tem uma matéria na revista Wired, na internet. 

Ou então visite o que é uma espécie de exposição da chamada Silicon Art, no próprio site da Chipworks. Para os mais curiosos, eles até explicam a técnica que os artistas usam para desenhar nesse espaço reduzido, em superfícies de metal. Vá em http://www.chipworks.com/en/newsroom/media-resources/silicon-art-library

Quem diria que engenheiro também produz arte.





Um comentário: