domingo, 19 de janeiro de 2014

46- UM BALANÇO FINAL DE COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA.

Antes de mudar de assunto, não podia deixar de fazer um rápido balanço do que aconteceu em com a indústria de comunicação, desde que comecei a escrever sobre Comunicação e Tecnologia – e como isso está afetando a vida das pessoas e das empresas. Aí vai:
Os jornais avançaram, têm formatos mais amigáveis para o jornal digital. Adotaram a cobrança por barreira do NYT, onde você tem acesso grátis a um pequeno número de notícias –a partir daí precisa ser assinante. Mas ainda continuam levando o jornal diário, de papel, para o mundo digital. Ainda tem muito espaço para evoluir, como edições que mudam durante o dia, mais participação dos leitores, links para informações que expliquem mais profundamente os fatos, e por aí vai. A gente continua lendo o que já viu ontem na internet, ouviu no rádio e viu no Jornal Nacional. Os jornais (revistas é bem parecido) ainda não acharam seu novo papel.
As TVs abertas estão perdendo audiência. As TVs pagas, com canais especializados, crescem. Mas o futuro aponta para você assistir o que quiser, na hora que quiser. Empresas como Netflix (filmes e shows à disposição, por assinatura mais barata) crescem e acabaram com as locadoras tipo Blockbuster. Começam a produzir seu próprio conteúdo, além de mostrar os filmes dos grandes estúdios. Mas a garotada ainda passa mais tempo diante de computador do que da TV. O futuro das Tvs começa a engatinhar.
A TV Globo procura se adaptar aos novos tempos: participa do negócio de TVs pagas, tem vários canais especializados, abriu pay per view de seus programas, abre sites para buscar relacionamento com telespectadores e integração de sua programação com redes sociais. Incentiva a segunda tela –gente acompanhando sua programação olhando o smartphone ou o iPad ao mesmo tempo, onde tem mais informações sobre o que está acontecendo.


(Uma nova lei, nesse meio tempo, exige porcentagem de produção nacional na TV e está aumentando o mercado de produção de conteúdo nacional. E as produtoras brasileiras estão respondendo bem, com várias séries de qualidade.)
Os livros digitais crescem nos países desenvolvidos e ameaçam grandes redes de livrarias. No Brasil demoraram para chegar e as editoras nacionais não entenderam (ou não quiseram se associar) que os primeiros leitores de livros digitais tinham aparelhos Kindle ou iPad. Lançaram livros para equipamentos digitais que ninguém tinha, o que talvez explique as baixas estatísticas de vendas. Escritores mais espertos lançam os livros de papel com editora nacional, mas o digital vai para a Amazon –que vende no mundo todo. Claro que o caminho é este, apesar de que a gente ainda gosta de um livro de papel, para manusear e cheirar.


SÓ PARA REGISTRAR:
Até esta postagem, este blog se anunciava assim:
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA.  As novas tecnologias mudando a vida das pessoas e das empresas.
E se explicava assim:
Análise (e muitas opiniões) da relação entre os meios de comunicação tradicionais e as novas tecnologias. As mudanças que estão acontecendo cada vez mais rápido, o ponto de vista de um profissional de comunicação: estratégias, posicionamentos, imagens de marca, novos negócios, oportunidades, mudanças de hábito do consumidor. O iPad como acelerador destas mudanças.
 A partir de agora vai mudar para:
COMMUNICATION THINKING. Pensar marcas, empresas, acontecimentos, com o olhar da comunicação.

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