sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

12- iPAD VIRA LIVRO ESCOLAR.

Aconteceu esta semana: uma escola do Tennessee (EUA) decidiu exigir o uso de iPads pelos seus estudantes de 8 a 18 anos, para substituir seu livros didáticos pelos tablets eletrônicos. Tem uma explicação didática -já que as crianças também podem utilizar todas as possibilidades do tablet nas suas aulas. E uma explicação que tem a ver com saúde –alguns alunos chegavam a carregar nas costas, na mochila, quase 20 Kgs de livros didáticos. Ufa, que alívio.

Mas veja como as coisas mudam cada vez mais rápido. Não faz muito tempo, o Nicholas Negroponte, gurú de tecnologia do MIT, fez campanha pelo mundo inteiro para os países distribuírem um notebook por criança. Se lembra do notebook de cem dólares? Esteve no Brasil, falou com o Lula (lembra do Lula?). Pois já virou uma idéia velha. A última da tecnologia vai ser agora um tablet por criança. Para deixar todo mundo conectado.

O tablet é mais leve, mais prático, mais rápido, mais intuitivo, mais prazeroso, oferece mais mobilidade. É tudo de bom na mão de uma criança. Meu neto de 10 anos pegou meu iPad pela primeira vez e saiu navegando como se conhecesse o bicho há 10 anos. Nasceu com ele na mão.

E isto é só o começo. O iPad ainda nem completou um ano de vida: foi lançado em abril de 2010 e já está para sair o iPad2, com várias evoluções.  Também estão saindo dezenas de concorrentes de todas as marcas –com sistema Android ou Windows. Com tanta concorrência, adivinhe o que estas maquininhas estarão fazendo daqui a mais um ou dois anos.

Agora imagine um dia no mundo inteiro. Cada criança com seu tablet, carregando, em menos de 1 quilo, todos os livros que precisa. Sem custo de papel, de impressão, de energia, de distribuição. Em quanto tempo o tablet se paga? Não pode ser uma boa idéia para o nosso governo?

E quantas árvores serão poupadas por não fazer papel, quanta eletricidade não será usada nas impressoras,  quanta gasolina não será usada nos caminhões que distribuem tudo isso, quanto CO2 não será jogado no ar? Dá para fazer as contas?

Você acabou de descobrir quanto o nosso planeta ganha com isso. E esta talvez seja a melhor lição que nós todos  vamos ter com esta nova tecnologia.

3 comentários:

  1. Sou totalmente favorável á essa idéia! Sempre fiquei muito incomodada com o peso da mochila que minha filha leva pra o Colégio diariamente! E não tem rodinhas que resolvam! Até porque os adolescentes recusam-se a usar mochila de rodinhas, pois isso é coisa de criancinha...IPad tem a total aprovação de todas as faixa etárias, justamente porque atende a todas essas necessidades que voce mencionou no seu post.
    Se o Governo comprasse essa idéia, seria incrível!

    ResponderExcluir
  2. Olha, Sirena, garanto que a médio e longo prazo também seria muito mais negócio. Quanto o governo gasta com livros didáticos todo ano? O problema é político: como falar para a editoras, que vivem disso, que não vão mais comprar livros de papel? A própria presidenta Dilma já lê seu livros num iPad, como a imprensa noticiou.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Raul, os livros didáticos que minha filha usa dificilmente se tornarão e-books a curto prazo, assim como sxistem pouquíssimos e-books em geral no Brasil. Uma pena! Quem será que conseguirá mudar isso?

    ResponderExcluir