terça-feira, 26 de abril de 2011

26- FOLHA X ESTADÃO NO iPAD. QUEM É QUE GANHA?

No mundo real é assim: você vai até a banca da esquina e compra seu jornal preferido. (Ou faz uma assinatura e eles te entregam em casa.) Você escolhe um jornal, lê apenas um jornal que te deixa em dia com tudo que está acontecendo. E parecia suficiente.

No mundo digital você tem acesso a todos os jornais, do mundo inteiro, com um clique. E ler um jornal só, agora parece pouco. Vamos ver o que o Estadão diz sobre este assunto. E O Globo? A visão americana do NYT? E o Le Monde? Como você vê,  o mundo online com certeza enriqueceu seu acesso à informação.

Mas com tanta oferta de notícias a toda hora, o que você vai ler? Primeiro seu jornal preferido, o mesmo que você comprava na banca da esquina. Que fala da sua cidade, do seu país, e depois do mundo. Aí então você completa a informação do dia com uma passada de olhos pelos outros jornais, não é mesmo?

Então, conteúdo é fundamental. Tanto na banca da esquina como no iPad. Você escolhe um jornal de papel pela qualidade da informação, pelas opiniões que mais parecem com as suas. Porque graficamente todos são do mesmo tamanho, são visualmente parecidos. No computador também, todos seguem o mesmo modelo de site. Mas no iPad, nossos jornais locais começaram a ficar diferentes.

Tem um modelo que está consagrado na maioria dos jornais do mundo inteiro, e que tem razão de ser. Ele baixa rapidamente a marca do jornal, com um índice do conteúdo –tudo organizadinho, separado por seções. Isso dura uns 20 segundos. Você clica no título da notícia que quer ler e ela baixa rapidinho também, com foto e tudo.

É simples, fácil e rápido de usar. Aí cada jornal personaliza sua apresentação com um layout mais limpo ou mais poluído, com mais fotos ou menos fotos e pronto. Mas é um formato onde você fica com a sensação de que ali tem tudo que aconteceu no dia. É o formato usado pela Folha.

Tem um outro formato que as revistas usavam e que, desde que o  The Daily (o primeiro jornal criado especialmente para iPad) começou a usar, outros seguiram –como o Estadão. Ele baixa o conteúdo inteiro no seu tablet para você ler à vontade, mesmo estando offline, como eles dizem.

Isso demora uns 10 minutos e ainda ocupa a memória do iPad (memória não é o forte do iPad). Tudo bem numa revista semanal ou mensal, que você baixa tudo e depois vai lendo aos poucos. (De vez em quando você deleta o Aplicativo com os números antigos, para esvaziar a memória, aí baixa o App outra vez e começa tudo de novo. Os Apps deviam vir de fábrica com uma opção para deletar os números antigos). Mas não é o mais indicado para um jornal diário –que geralmente você lê de uma vez.

Este formato também tem a cara de uma revista, é lógico, e não de um jornal como a gente está acostumado. Pode até ser bonito graficamente, com grandes fotos, grandes espaços para o texto, para os anúncios. Mas passa a sensação de que você tem menos informação para ler, que não te contaram tudo que aconteceu no dia. Não preenche, sabe como é?

Por isso, desculpe Estadão. Desde que vocês lançaram este novo formato prefiro ler o jornal no velho formato Edição Impressa – que mostra a foto do jornal de papel que está na banca. Demora os mesmos quase 10 minutos para baixar, mas dá a impressão de que fiquei melhor informado quando acabei de ler. Cai com bastante freqüência, você tem que começar tudo de novo. Mas, graças a Deus, agora tem um índice que te leva para a página em que você estava, quando a leitura foi interrompida.

Se a maioria dos assinantes também estiver escolhendo esta versão antiga, não é porque eles são reacionários, nem porque ela é a melhor. Mas sim porque a versão Tablet não está funcionando como vocês esperavam. Ou eu sou o único que está preferindo esta versão mais antiga do Estadão?

Resultado do jogo, até agora,  para a satisfação do leitor: Folha 1 X Estadão 0. Isso sem falar que a Folha ainda é grátis no iPad e o Estadão cobra R$ 29,99 por mês. Vamos esperar o segundo tempo para ver como é que fica.




Um comentário:

  1. Impressionante como pode ser tão mal aproveitada a plataforma pelo iPad... mas mesmo o da folha funciona no site e não através do aplicativo...

    ResponderExcluir